Publicado por: Fred | dezembro 3, 2008

Homem primata

De acordo com as teorias mais comumente aceites entre os antropólogos actuais, o Homo sapiens teve origem nas savanas de África entre 130.000 a 200.000 anos atrás, descendendo do Homo erectus, e terá colonizado a Eurásia e a Oceania há 40.000, colonizando as Américas apenas há 10.000 anos.

Tendo em conta que existe vida na Terra há mais de 3,5 bilhões (109) de anos, pode dizer-se que esta espécie é muito recente. Para uma avaliação mais clara, poderia fazer-se o seguinte paralelo: Se existisse vida há 10 dias, o homem teria aparecido no último minuto na África, há um segundo na Eurásia e Oceania, e apenas há 1/4 de segundo nas Américas.

Fonte: Wikipedia

E aqui estamos nós, aproximadamente 200 mil anos depois, e basicamente, mantendo os mesmos velhos habitos de sempre… continuamos territorialistas, ignorantes, mesquinhos e com uma visão muito estreita da vida e do mundo. Lógico que isso é uma generalização sem tamanho, mas basta analisar as estatísticas sobre desmatamento e violência, ou então os motivos de guerras ou conflitos políticos para perceber que a  raça humana de um modo geral, continua tão primitiva como sempre foi. E o pior é que mesmo estando a tão pouco tempo (geologicamente falando) no planeta conseguimos a proeza de estar a beira de colapsar o mesmo…

macaco

RIO – O relatório “Planeta vivo 2008”, divulgado nesta terça-feira pelo WWF, nosso consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade de o planeta se regenerar, revela Carlos Albuquerque em matéria publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. Se mantivermos o ritmo atual, somado ao crescimento populacional, em torno de 2030 precisaríamos de mais dois planetas para nos mantermos.

BRASÍLIA – O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançou nesta terça-feira o “Livro Vemelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”, que traz uma lista de 625 espécies de animais nessa situação de risco. A última lista desse tipo, divulgada em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, quase três vezes menos que a atual, que leva em conta dados de 2004.

BOMBAIM, Índia – Depois de 40 horas, forças especiais da polícia indiana puseram fim nesta sexta-feira à operação antiterror no hotel Oberoi, em Bombaim. Dois terroristas foram mortos e 93 hóspedes foram libertados. De acordo com agentes, os extremistas não mostraram qualquer remorso pela série de ataques na capital financeira da Índia que matou pelo menos 146 pessoas. Segundo autoridades, 30 corpos foram encontrados no Oberoi. Agentes realizam buscas no local.

CABUL – Quatro civis morreram e outras 15 pessoas ficaram feridas em um atentado suicida perpetrado hoje nas cercanias da embaixada americana em Cabul, no Afeganistão, informou uma fonte policial…

Os insurgentes talibãs aumentaram a freqüência dos atentados contra sedes oficiais afegãs ou interesses estrangeiros em Cabul, além de combater o Exército afegão e as forças internacionais destacadas no país…

Mais de 4.500 pessoas morreram vítimas da violência este ano no Afeganistão.

fonte: globo.com

terrorismo

 

poluiçao

 

Agora vejam bem, generalizando novamente (afinal uma espécie só pode ser julgada assim) o homem ainda vive em sua caverninha (mais caprichadas e aconchegantes), protegendo sua tribo (mesmo com um número bem maior de indivíduos) buscando sobreviver aos perigos que o cercam (em nossa luta no selvagem por dinheiro)…  ainda somos movidos pelo sexo (comprando, comendo e bebendo futilidades  somente para aumentarmos nossas chances de obter um parceiro sexual)… ainda temos divisões e guerras tribais (analogos desde nações até torcidas e grupos religiosos diferentes)…

A grande maioria da população faz vista grossa para os problemas ambientais, achando errôneamenre que não serão afetados, contribuindo assim com um quadro cada vez mais critico e irreversível… a maioria aceita líderes (religiosos, politicos, administrativos, etc) inescrupulosos, mesquinhos e gananciosos sem questionar, ou por medo, ignorância ou por simples apatia, sofrendo e/ou fazendo outros sofrerem com isso… enfim, num geral ainda somos muito primitivos…

Claro que o ser humano teve vários avanços em várias coisas, mas é triste como o ser humano manteve a maioria de nossos defeitos ancestrais simplesmente por costume, apatia ou comodismo. Estamos vivendo um momento muito importante para a humanidade, um momento de transição, um momento onde ou mudamos nossa atitude e visão do mundo e da vida ou então seremos responsáveis por nossa própria destruição da face da terra…

Quando será que sairemos de nossa caverna e iremos apreciar as estrelas? Talvez quando a caverna desabar sobre nossas cabeças em um apocalipse auto-infligido… ainda há tempo… muito pouco, mas há…


Respostas

  1. Quando será que sairemos de nossa caverna e iremos apreciar as estrelas? Talvez quando a caverna desabar sobre nossas cabeças em um apocalipse auto-infligido… ainda há tempo… muito pouco, mas há…
    Otimo amor,adorei o seu final filosofico!!!
    lembrei de quando agente se conheceu e eu ficava te gastando com essas coisas.
    é quem sabe um dia a humanidade tome um jeito,msm que seja dps de receber um “alerta” da natureza ou sei lah de uma força maior rsrsr

    Bjus…

  2. Pois é, Fred, VIVEMOS NUM MUNDO SUJO, como dizia o grande Bukowski

    Heheheh

  3. É amor, mas acho q já estamos recebendo os devidos avisos da natureza… mt gente ainda não esta dando bola…

    E tem razão Camilo… um mundo literalmente sujo hehehehhe…


Deixe um comentário

Categorias