Publicado por: Fred | outubro 31, 2008

Existe razão para existirmos?

Esses dias estava indo embora como rotineiramente faço, sabem como é, ônibos embalando o sono, nada pra fazer, fone no ouvido tocando um bom rock n’ roll… como sempre eu comecei a divagar e acabei retornando a uma pergunta que já faço a um bom tempo e que quero agora compartilhar com vocês…

Qual o motivo de existirmos? Digo, será que existe uma razão para a raça humana estar aqui?

Dependendo de como a pessoa pensa, do que acredita, ela pode responder “para servir a Deus” ou simplesmente “não existe razão, é um somente uma junção de coincidências”, entre outros pontos… No entanto eu vivo pensando cá com meus botões, tem algo estranho em imaginar uma entidade nos criando para participar de uma espécie de Big Brother universal de um único espectador onipotente e magnânimo…

Deus jogando

Um ponto que já discuti com muitos religiosos é que se Deus é onipotente (pode tudo), onipresente (está em todos os lugares) e oniciente (sabe de tudo) ele não poderia ser como a Biblia ou os outros livros sagrados e mitos o pintam, seria ilógico e sem sentido. Vou dar um pouco de enfase ao cristianismo pois é a religião mais facil de se discutir por esse lado do ocidente, mas a maior parte das crenças do mundo tem uma visão bem similar.

Vamos pegar somente um dos aspectos divinos: se ele é oniciente, ele já sabe ANTES DE TUDO ACONTECER qual serão as cenas “dos próximos capítulos” da novela divina. Consequentemente ele não teria que perder tempo imaginando quais de nós iriam seguir o seu plano inicial de salvação e quais seriam idiotas o suficiente para o contrariar (a exemplo do mito da serpente tentando eva).

Foi ele

Alguns poderiam afirmar (já fizeram isso comigo tantas vezes que perdi a conta) que mesmo sabendo ele poderia querer deixar a carruagem andar pois apesar de Deus JÁ SABER QUE O PECADOR VAI PECAR somos nós que fazemos nossas escolhas (os religiosos acham que isso significa livre arbítrio). Nesse caso entra em xeque a questão do livre arbítrio, afinal se ele já sabe, já existe uma pré-determinância inerente (indepedente do ser humano saber disso ou não). Se mesmo sabendo disso resolvermos descartar essa análise, teriamos um Deus muito sádico, pois tendo o poder de fazer uma criatura perfeita (sem erros de carater ou fisicos ou de qualquer espécie) desde o começo Ele preferiu fazer uma criatura falha, mesmo sabendo que esta viria a sofrer eternamente. Mesmo rezando muito ainda assim o pecador já estaria previamente condenado antes de nascer…

Rezando

Tendo em mente estes pontos (e sabendo que existem outras incoerências) acho dificil de acreditar que Deus tenha nos criado com um propósito maior que o proposito de existir de uma ameba.

Lógico que não quero ser prepotente de afirmar que o que digo é a verdade, ou o mais correto, pelo contrário, na verdade é a mais pura viagem ociosa de uma mente que gosta de aventuras ficcionais e filosóficas. No entanto gostaria de compartilhar o que muitos anos de curiosidade e pensamento intuitivo e inquisitivo me deram como provavel resposta:

Tudo e todos que existem, fazem parte de um grande sistema, uma máquina de proporções ilimitadas que é a vida, cada peça sustentando e sendo sustentada pelas outras. O grande objetivo do ser humano (e de todos os seres com capacidade para tal) é entender nossa parte nesse sistema, entender seu funcionamento aprendendo a intarigir nele de forma saudavel e eficiente para finalmente descobrir os grandes segredos da vida (os planos de Deus).

Isso me faz recordar esse fuzuê que aconteceu a pouco tempo sobre a aparição de um grande OVNI sobre a américa, mas isso fica para o próximo post.

Anúncios

Responses

  1. Oi Amor
    Bem como eu ja te disse eu penso que cada um de nós encontra sua propria razão de viver,enquanto ao “bem maoir” de todos nós estarmos aqui,deveríamos nos preocupar mais uns com os outros o tal “grande sistema” que vc msm cita acima.na minha opinião isso ja é mais que um grande motivo para estar aqui,ja que estamos, o melhor a fazer é VIVER,ser feliz,fazer e desejar o bem a tds de nossa espécie,ah e claro cuidar do planeta tb rsrsrrrs

    Bjus amor.

  2. Sim , sempre há respostas para nossas perguntas. E é uma jonada pessoal, destinada somente para vc , se vc não tem razão de viver , vc não vive… devemos buscar dentro de nós o que não vemos e nem lemos em nenhum livro.

  3. Afinal nosso entendimento da vida é completamente subjetivo no final das contas ne heheh…

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: